quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quem foi José Barbosa Filho


O plenário da Câmara Municipal onde é debatido e aprovado o destino do município de Jacareacanga leva o nome de José Barbosa Filho, o Cazuza, um revolucionário que apoiou o então Major Haroldo Coimbra Veloso na tentativa de golpe militar que teve início em 11  de fevereiro e teve fim em 29 do mesmo  mês do ano de 1956. Artilheiro da Força Aérea Brasileira o Cabo Cazuza, serviu junto com o Capitão Lameirão e o Major Paulo Vitor na revolta de Jacareacanga em apoio ao então Major Veloso.


Foto: Arquivo Público
Atos de coragem e bravura são registrados nos anais da história deste militar. Em 22 de fevereiro de 1956, o Cabo Cazuza e o Capitão Lameirão a bordo de uma aeronave Beechcraft decolaram de Santarém  por voltas das 19 horas, levando armamento e munição e mais 25 revolucionários. O voo heroico destes homens, realizado à noite e sob más condições meteorológicas, terminou em Jacareacanga às 21 horas, tendo apenas um lampião de querosene para iluminar cada uma das cabeceiras da pista.

Na manhã do dia 23, Lameirão e mais 5 homens decolam no Beech de Jacareacanga rumo a Itaituba. A ideia era libertar alguns presos (tenente-médico Adonay e dois sargentos). Aconteceu que estes homens já haviam deixado Itaituba, por via fluvial, e no aeródromo havia uma emboscada armada por autoridades legais. Na chegada, Lameirão informou a senha prevista, o que não foi correspondida pelo pessoal de terra. Desconfiado, retornou com seus homens  a Jacareacanga.

Esta tarefa passou ao cabo Cazuza, que a realizaria pelo rio Tapajós, além de armadilhar o pequeno trecho de 15 Km, não navegável pelo Tapajós, e que deveria ser cumprido por terra. No dia seguinte, Veloso decidiu sair de barco com mais cinco homens em direção a comunidade de Pimental para fazer fogo às tropas legalistas que se aproximavam.

Na noite do dia 27 de fevereiro na comunidade de São Luiz do Tapajós em um confronto com as tropas fieis a Juscelino Kubitschek, tombou metralhado pelas costas o Cabo José Barbosa Filho, o Cazuza.


Resumindo esta fantástica história, pode-se dizer que Haroldo Veloso personificou o pensamento político-militar de sua época, comprovado pela sucessão de fatos ocorridos entre  1956 e 1964 ano do golpe militar. Haroldo Veloso escreveu com a ajuda do Cabo José Barbosa Filho, o Cazuza e mais alguns poucos correligionários as primeiras páginas da história que marcaria o Brasil durante toda a segunda metade do século XX.

O reconhecimento  pela bravura de José Barbosa Filho, o Cazuza, aconteceu em 1995, quando o então vereador  Auri Francisco do Nascimento, o Pernambuco, apresentou um requerimento dando nome do revolucionário ao Plenário da Câmara de Jacareacanga.
ASCOM/Câmara de Jacareacanga/Nonato Silva
Com informações do blog:histatual.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário